Wikipedia

Resultados da pesquisa


"Você não pode ensinar nada a um homem; você pode apenas ajuda-lo a encontrar a resposta dentro dele mesmo."
Galileu Galilei

20 de julho de 2009

A CORAGEM DO CAIPIRA (2)

Hoje tenho outra visão dos fatos,penso que precisa ter muita coragem para trabalhar-se dia a dia na dependência e em interação com a natureza. Às vezes perde-se em minutos meses ou até anos de trabalho em uma chuva de granizo, uma nuvem de gafanhotos, um raio, uma planta venenosa, uma tromba d’água ou outra catástrofe da natureza perante a qual o homem é impotente mas tem a coragem suficiente e necessária para recomeçar. Em uma ocasião tivemos que matar mais de 20 animais entre cachorros e gatos de nosso sítio e vizinhos pois fomos visitados por um cachorro raivoso e não sabendo quais tinham sido contaminados tivemos que sacrificar todos. Foi uma choradeira danada. Minhas irmãs ,que são em cinco, amontoaram-se sobre uma cama e choraram o dia todo encharcando a colcha e o lençol. Minha mãe que nunca foi de desperdiçar nada colocou os panos para secar no varal e depois de secos estendeu um pano de colher café sob os panos e foi batendo neles com um pau. O sal das lágrimas que caiu dos panos ela juntou e deu para cozinhar um mês inteiro! Nosso tio Antônio a quem chamávamos de tio Tonho foi a única vítima humana desta tragédia. Um gato que escapou da matança contraiu a hidrofobia e atacou-o. Cravou seus dentes na batata da perna de nosso tio e não largou por nada deste mundo. Mataram o gato e ele continuou grudado. Parecia cabeça de saúva quando a gente gruda na beirada da camisa e arranca o corpo. Meu tio tomou todas as vacinas contra a raiva, que eram aplicadas na barriga. Foi muito difícil para todos da família suportar o mal cheiro daquele gato que foi apodrecendo aos poucos dependurado na perna de nosso tio. Levou uns três meses para cair o corpo e ficar só o crânio do gato. Quando já estávamos todos acostumados a ver aqueles ossos dependurados em uma janela na perna da calça o crânio caiu lá pelo sexto mês após a mordida do gato. Meu tio se apegou ao gato com o qual teve que conviver por seis meses e guardou os ossos por muitos anos até que faleceu recentemente e em seu leito de morte pediu a seus filhos que colocassem junto a seu corpo no caixão um saquinho com os ossos do gato e assim foi feito. página (1)(2)
Ebook "CAUSOS "- Autor: MARCOS S.R. CABETE/http://ebooksbrasil.org/

0 comentários:


QUEM LÊ SABE MAIS .

05 / 08 / 2010 Arqueólogos encontram complexo subterrâneo em pirâmide no México
http://www.ambientebrasil.com.br/

Um complexo subterrâneo foi localizado sob a pirâmide de Quetzalcoatl, no sítio arqueológico de Teotihuacán, conforme divulgou o Instituto Nacional de Antropologia e História mexicano (INAH).

A construção, composta por um túnel, daria acesso a uma série de galerias sob o templo dedicado a uma das principais divindades astecas, com aspectos de serpente e de pássaro.

Segundo os arqueólogos, a entrada do complexo estaria há 12 metros de profundidade e foram necessários oito meses de escavações para descobri-la.

Os especialistas acreditam que o local pode conter os restos de governantes da antiga cidade no centro do México.

A entrada do túnel teria sido fechada há 1,8 mil anos pelos habitantes e a estrutura é anterior à construção do tempo de Quetzalcoatl. O local recebia oferendas diversas como ornamentos fabricados com conchas, jade, ardósia e obsidianas.

Ao todo, o complexo teria 100 metros de profundidade. Descoberto em 2003 por Sergio Gómez e Julie Gazzola, o complexo só pode ser explorado após sete anos de planejamento e captação de recursos financeiros. A equipe que realizou o trabalho é composta por 30 profissionais.

– (Fonte: G1)

" FRASEANDO "


voltar ao topo