A gôndola é extremamente difícil de construir.
Nada é deixado ao acaso pelos carpinteiros que ainda trabalham nessa arte.
Cada gôndola é feita de cerca de duas mil peças de sete tipos de madeira diferentes:
o casco é de olmo;
a quilha, de abeto;
e os remos, de faia.
São todas curvadas pelo calor de um fogo baixo.
O comprimento total da gôndola é de 11m;
sua largura máxima é de 1,45m;
e pesa cerca de 550Kg.
Isso inclui sua barra de proa,
que mede aproximadamente 1m de comprimento
e pesa entre 30Kg e 32Kg.
A lâmina superior curva da barra de proa lembra o chapéu de um doge,
e seus seis dentes representam o número de bairros em que a cidade é dividida.
Sua função principal, porém, é de estabilização.
Mantém o equilíbrio assombroso desse barco
que é impelido por apenas um remador.
Nada é deixado ao acaso pelos carpinteiros que ainda trabalham nessa arte.
Cada gôndola é feita de cerca de duas mil peças de sete tipos de madeira diferentes:
o casco é de olmo;
a quilha, de abeto;
e os remos, de faia.
São todas curvadas pelo calor de um fogo baixo.
O comprimento total da gôndola é de 11m;
sua largura máxima é de 1,45m;
e pesa cerca de 550Kg.
Isso inclui sua barra de proa,
que mede aproximadamente 1m de comprimento
e pesa entre 30Kg e 32Kg.
A lâmina superior curva da barra de proa lembra o chapéu de um doge,
e seus seis dentes representam o número de bairros em que a cidade é dividida.
Sua função principal, porém, é de estabilização.
Mantém o equilíbrio assombroso desse barco
que é impelido por apenas um remador.
– Gastone Geron, Milão / Seleções maio - 83
0 comentários:
Postar um comentário