Wikipedia

Resultados da pesquisa


"Você não pode ensinar nada a um homem; você pode apenas ajuda-lo a encontrar a resposta dentro dele mesmo."
Galileu Galilei

22 de dezembro de 2009

AS PORTAS DE SÃO PELEGRINO

A história da imigração italiana no Brasil está gravada em três portas de bronze da igreja de São Pelegrino, em Caxias do Sul, Brasil. Projetadas e executadas em baixo-relevo por Augusto Murer, um artista italiano da região de Veneto, elas simbolizam respectivamente a Justiça, o Amor e a Paz, obedecendo ao lema "a Paz é o fruto da justiça e do Amor". A igreja situa-se no antigo Campo de Bugres, pequena clareira na floresta de araucárias, onde há séculos acampavam os indígenas. Foi ali que se fixaram os primeiros imigrantes italianos (cerca de 70 mil ao todo povoaram o estado do Rio Grande do Sul entre 1875 e 1914). A obra registra sua viagem ao Novo Mundo, a conquista do meio e do desenvolvimento das comunidades . A porta da justiça exalta a ação dos estadistas do Império do Brasil; a do Amor representa a família como um dos grandes valores deixados pela imigração. A porta da Paz é a do centro. Os moldes de gesso feitos por Murer vieram da Itália e a fundição foi realizada em Caxias do Sul.
– Jornal do Brasil, Rio de Janeiro - Seleções mar/1986

0 comentários:


BlogBlogs

QUEM LÊ SABE MAIS .

05 / 08 / 2010 Arqueólogos encontram complexo subterrâneo em pirâmide no México
http://www.ambientebrasil.com.br/

Um complexo subterrâneo foi localizado sob a pirâmide de Quetzalcoatl, no sítio arqueológico de Teotihuacán, conforme divulgou o Instituto Nacional de Antropologia e História mexicano (INAH).

A construção, composta por um túnel, daria acesso a uma série de galerias sob o templo dedicado a uma das principais divindades astecas, com aspectos de serpente e de pássaro.

Segundo os arqueólogos, a entrada do complexo estaria há 12 metros de profundidade e foram necessários oito meses de escavações para descobri-la.

Os especialistas acreditam que o local pode conter os restos de governantes da antiga cidade no centro do México.

A entrada do túnel teria sido fechada há 1,8 mil anos pelos habitantes e a estrutura é anterior à construção do tempo de Quetzalcoatl. O local recebia oferendas diversas como ornamentos fabricados com conchas, jade, ardósia e obsidianas.

Ao todo, o complexo teria 100 metros de profundidade. Descoberto em 2003 por Sergio Gómez e Julie Gazzola, o complexo só pode ser explorado após sete anos de planejamento e captação de recursos financeiros. A equipe que realizou o trabalho é composta por 30 profissionais.

– (Fonte: G1)

" FRASEANDO "


voltar ao topo