Wikipedia

Resultados da pesquisa


"Você não pode ensinar nada a um homem; você pode apenas ajuda-lo a encontrar a resposta dentro dele mesmo."
Galileu Galilei

20 de dezembro de 2009

COMO SURGIU O NATAL?

O nosso conhecido Natal nasceu bem antes do nascimento de jesus, pelo menos 7 mil anos antes. A comemoração começou por um motivo simples: celebrar o solstício do inverno, dia em que ocorre a noite mais longa do ano. Para os antigos, nessa época ocorria um "renascimento do Deus Sol". Como se tratava de um fenõmeno natural – o solstício – essa comemoração era comum em variados e distantes povos. Na Mesopotâmia celebravam por 12 dias, no Egito relembravam a passagem de Osíris para o mundo dos mortos, os Gregos aproveitavam para cultuar Dionísio o deus do vinho, na China homenageavam (e ainda homenageiam) o símbolo do yin-yang. Em Roma, era cultuado o nascimento do deus persa Mitra, que representava a luz, filho de um deus gerado por uma virgem que se sacrificou em prol da humanidade. E foi esse culto que deu origem ao nosso Natal. Como ninguém fazia idéia de quando Cristo veio ao mundo (o Novo Testamento não diz nada a respeito), e os fiéis de Roma não conseguiam dar fim as celebrações de cultos antigos, acabaram por "escolher" bem essa data. Foi em 221 d.C., que o historiador cristão Sextus Julius Africanus teve a grande idéia e "colocou" o aniversário de Jesus no dia 25 de dezembro. A igreja concordou e a partir do século 4 mudou-se o nome do homenageado, de Mitra para Jesus.
Já o Papai Noel, que muitos acreditam tratar-se de uma lenda ou inventado pela Coca-Cola, surgiu de uma história também antiga. No século 5 um bispo que foi conhecido como Nicolau de Nitra foi santificado pelas suas histórias de bondade. Uma das mais famosas foi quando presenteou três moças muito pobres com sacos de moedas de ouro, um para cada uma das irmãs. Esse ouro foi usado como dotes de casamento e evitou que as três entrassem para a prostituição. Dizem que Nicolau era muito rico e benfeitor, vivia distribuindo presentes aos pobres. A figura de Papai Noel bonachão e de roupa vermelha, foi obra do cartunista americano Thomas Nast, que publicou seu cartoon em 1881. O importante é que o Natal hoje em dia é mais do que uma comemoração histórica, é uma valiosa comemoração cultural, repleta de um clima de carisma, amor e alegria, vivido em torno da família. Bom Natal!
Texto: Ana Maria Pavão / www.ubatubaemrevista.com.br

0 comentários:


BlogBlogs

QUEM LÊ SABE MAIS .

05 / 08 / 2010 Arqueólogos encontram complexo subterrâneo em pirâmide no México
http://www.ambientebrasil.com.br/

Um complexo subterrâneo foi localizado sob a pirâmide de Quetzalcoatl, no sítio arqueológico de Teotihuacán, conforme divulgou o Instituto Nacional de Antropologia e História mexicano (INAH).

A construção, composta por um túnel, daria acesso a uma série de galerias sob o templo dedicado a uma das principais divindades astecas, com aspectos de serpente e de pássaro.

Segundo os arqueólogos, a entrada do complexo estaria há 12 metros de profundidade e foram necessários oito meses de escavações para descobri-la.

Os especialistas acreditam que o local pode conter os restos de governantes da antiga cidade no centro do México.

A entrada do túnel teria sido fechada há 1,8 mil anos pelos habitantes e a estrutura é anterior à construção do tempo de Quetzalcoatl. O local recebia oferendas diversas como ornamentos fabricados com conchas, jade, ardósia e obsidianas.

Ao todo, o complexo teria 100 metros de profundidade. Descoberto em 2003 por Sergio Gómez e Julie Gazzola, o complexo só pode ser explorado após sete anos de planejamento e captação de recursos financeiros. A equipe que realizou o trabalho é composta por 30 profissionais.

– (Fonte: G1)

" FRASEANDO "


voltar ao topo