Wikipedia

Resultados da pesquisa


"Você não pode ensinar nada a um homem; você pode apenas ajuda-lo a encontrar a resposta dentro dele mesmo."
Galileu Galilei

17 de março de 2010

UM POUCO DE FOLCLORE DO BRASIL

Bumba-Meu-Boi de Leonardo
É um festejo existente em todo o Brasil. Mas a leitura não é tão interessante, segundo Misabel Pedroza. Divertido mesmo é assistir os bailados, falas, repartições do Boi entre os conhecidos, o que provoca muitas risadas.

Filhas de Belém
Em teatro em época de Natal, cujo roteiro acompanha o Nascimento de Jesus Cristo.Jovens meninos e meninas enxertam figurantes que muito agradam o público, como pastoras, floristas, fidalgos, espanholas, portugueses, holandeses, matutos, caçador, anjo, estrela camponesa e, claro, São José, Nossa Senhora e os Três reis Magos.

Reisado de Crato
É diferente dos outros "Reisados". Tem personagens como o Pássaro da Felicidade que ensina os outros a darem mais valor ao que têm. Tem o diabo representado por um cão, o bêbado que representa o vício, tem bois, soldados...

Tambor de Crioula
Também chamado de "Umbigada" ou Semba, é a origem do nosso samba e era antigamente uma dança de homens e mulheres. Não era permitido a dança entre parentes próximos, tipo, sobrinha, tia ou filha porque a dança é um convite ao amor.
Os cantos são repetitivos mas o bailado é envolvente e entusiasma os participantes e assistentes.

Tambor do Avô Akossi
É realizado apenas uma vês no ano e requer muito silêncio e respeito pois as Filhas de Santo temem as doenças e usam toalhas para afastar o mal.

Tambor de Cigano
Festejo que acontece durante os quatro dias de carnaval, é um ritual de esperteza e inteligência, onde o Pajé resguarda suas Filhas de Santo da chamadas festas pagãs.

Tambor de Choro
É muito raro de se ver e mais raro ainda poder documentar, segundo a autora, porque não é permitido a estranhos assisti-lo, a não ser que a pessoa tenha bons relacionamentos com os chefes do terreiro.

Caboclinhos
É um festejo que lembra a chegada dos portugueses ao Brasil. Dançam fingindo agradar, tentando mostrar que são fortes, ágeis e resistentes.

Dança do Sapo
A dança é feita por uma só família. Todos tocam instrumentos agachados, pulando ao mesmo tempo, imitando o pulo do sapo.

Dança dos Punhais.
Também conhecida como "Gigante da Floresta" é como a previsão do futuro do mundo. Após o fim da humanidade, sobrou apenas um homem que não tem com quem lutar. Por isso, ele luta contra ele próprio e se defende, pra ter certeza que ainda está vivo.

Fonte: Retirado do livro "Folclore do Brasil" de autoria da escritora, artista plástica e folclorista carioca Misabel Pedrosa (in memorian) que residiu em Pindamonhangaba por mais de 20 anos.
http://www.agoravale.com.br/

0 comentários:


QUEM LÊ SABE MAIS .

05 / 08 / 2010 Arqueólogos encontram complexo subterrâneo em pirâmide no México
http://www.ambientebrasil.com.br/

Um complexo subterrâneo foi localizado sob a pirâmide de Quetzalcoatl, no sítio arqueológico de Teotihuacán, conforme divulgou o Instituto Nacional de Antropologia e História mexicano (INAH).

A construção, composta por um túnel, daria acesso a uma série de galerias sob o templo dedicado a uma das principais divindades astecas, com aspectos de serpente e de pássaro.

Segundo os arqueólogos, a entrada do complexo estaria há 12 metros de profundidade e foram necessários oito meses de escavações para descobri-la.

Os especialistas acreditam que o local pode conter os restos de governantes da antiga cidade no centro do México.

A entrada do túnel teria sido fechada há 1,8 mil anos pelos habitantes e a estrutura é anterior à construção do tempo de Quetzalcoatl. O local recebia oferendas diversas como ornamentos fabricados com conchas, jade, ardósia e obsidianas.

Ao todo, o complexo teria 100 metros de profundidade. Descoberto em 2003 por Sergio Gómez e Julie Gazzola, o complexo só pode ser explorado após sete anos de planejamento e captação de recursos financeiros. A equipe que realizou o trabalho é composta por 30 profissionais.

– (Fonte: G1)

" FRASEANDO "


voltar ao topo