Wikipedia

Resultados da pesquisa


"Você não pode ensinar nada a um homem; você pode apenas ajuda-lo a encontrar a resposta dentro dele mesmo."
Galileu Galilei

12 de abril de 2010

BRISA

Por Claudia Oliveira
Eram 5h30 da manhã quando Brisa despertou com os passarinhos chamando o dia. Ainda sonolenta, deu uma espreguiçada alongando um braço e esfregando os olhos com o outro... Quando derrepente viu apontar um Corsário por de trás da ilha Anchieta em direção a Baia de Yperoig.
Mais do que depressa, curiosa como ela só, nem foi ao pomar tomar seu delicioso café da manhã com frutas frescas. passou a mão em sua vassoura e esperta, cobriu-se com seu manto invisível, assim poderia chegar bem pertinho e observar com atenção os detalhes. Logo reconheceu aquela embarcação, pois ela estava sendo conduzida pelos famosos piratas: capitão dos Mares e seu amigo, o pirata Caolho que como de costume cantarolavam com canecas na mão: "hou hou hou, mais um barril de rum, hou hou hou não sobrou nenhum", dando gargalhadas contagiante.
Mas o que Brisa perguntava-se era o que eles estariam fazendo por estas redondezas? Com ceteza ela não perderia esta aventura por nada, e ali se acomodou bem quietinha. Em pouco tempo eles atracaram na Prainha do Matarazzo e com seus homens, nem eram muitos, pois senão seria dificil guardar o segredo, começaram a descarregar baús com diamantes brutos, metais valiosos e tantas outras pedras preciosas. Brisa ouviu um deles dizer que aquela fortuna vinha das minas do Itacolomi e das catas de Minas gerais fazendo parte de um antigo e importante contrabando. E bem ali, por de trás dos trapiches eles abriram a passagem secreta do Morro do Caruçu-Mirim.
Até então todos achavam que era lenda, pois o povo sempre dizia que ali tinha uma passagem construída pelos índios tupinambá e depois usada para a fuga de alguns negros escravos. Diziam que a passagem era para um homem só de cada vez passar, de tão estreita que era! Mas o que poucos souberam é que ela era real e que os piratas construíram bem no centro dela uma canastra de couro para guardar suas riquezas, fechando a passagem do outro lado com fundo falso para impedir bisbilhoteiros.
Tendo como plano usá-la em caso de fuga, pois se caso acontecesse algum imprevisto eles sairiam do outro lado do morro e seguiriam a pé para a praia do Perequê-Açú, onde seu barco já estaria esperando.
Brisa depois de tudo assistir foi saindo de fininho para não ser encontrada, pois sabia que não era bom contar pra ninguém. Afinal, riqueza assim traz muita tristeza aos humanos, que por conta delas brigam, se machucam e até matam. Quanto aos piratas parecem que dias depois pegaram uma tempestade forte e naufragaram deixando para nós esta herança histórica passada de pai para filho.
– Ubatuba em revista / ano 2 nº 8

0 comentários:


BlogBlogs

QUEM LÊ SABE MAIS .

05 / 08 / 2010 Arqueólogos encontram complexo subterrâneo em pirâmide no México
http://www.ambientebrasil.com.br/

Um complexo subterrâneo foi localizado sob a pirâmide de Quetzalcoatl, no sítio arqueológico de Teotihuacán, conforme divulgou o Instituto Nacional de Antropologia e História mexicano (INAH).

A construção, composta por um túnel, daria acesso a uma série de galerias sob o templo dedicado a uma das principais divindades astecas, com aspectos de serpente e de pássaro.

Segundo os arqueólogos, a entrada do complexo estaria há 12 metros de profundidade e foram necessários oito meses de escavações para descobri-la.

Os especialistas acreditam que o local pode conter os restos de governantes da antiga cidade no centro do México.

A entrada do túnel teria sido fechada há 1,8 mil anos pelos habitantes e a estrutura é anterior à construção do tempo de Quetzalcoatl. O local recebia oferendas diversas como ornamentos fabricados com conchas, jade, ardósia e obsidianas.

Ao todo, o complexo teria 100 metros de profundidade. Descoberto em 2003 por Sergio Gómez e Julie Gazzola, o complexo só pode ser explorado após sete anos de planejamento e captação de recursos financeiros. A equipe que realizou o trabalho é composta por 30 profissionais.

– (Fonte: G1)

" FRASEANDO "


voltar ao topo