Wikipedia

Resultados da pesquisa


"Você não pode ensinar nada a um homem; você pode apenas ajuda-lo a encontrar a resposta dentro dele mesmo."
Galileu Galilei

17 de janeiro de 2010

O SAPO E O POÇO

Conta uma lenda chinesa que, em um determinado poço, vivia uma família de sapos, felizes com o mundo ao seu redor.
Certo dia, porém, um sapo de outras paragens surgiu na boca do poço e começou uma prosa com um jovem membro da família.
O sapinho morador do local convidou o amigo para brincar no poço e este, esperto, antes de pular no poço perguntou como eram as coisas lá embaixo.
O morador descreveu o mundo ao seu redor como algo pequeno e interessante, mas o ouvinte logo percebeu as limitações do local e achou melhor não entrar.
Entretanto, continuou a conversa, contando como era o mundo fora do poço, onde havia liberdade para se ir a qualquer lugar, onde se podia aproveitar uma enorme variedade de alimentos, passear por diferentes terrenos, chegar até o mar e, ainda por cima, contar com inúmeras rotas para fugir de predadores.
Relatou a imensidão do firmamento, contou sobre os ventos que lhe traziam insetos fresquinhos, falou sobre o som dos riachos e finalizou com sua percepção de que o mundo era gigantesco e oferecia incontáveis opções para uma vida melhor.
O sapinho do poço, incrédulo, teimava em dizer que tal mundo grande, rico e colorido, era fantasia, invenção do recém conhecido amigo, e permaneceu no poço para o resto de sua limitada vida.

0 comentários:


QUEM LÊ SABE MAIS .

05 / 08 / 2010 Arqueólogos encontram complexo subterrâneo em pirâmide no México
http://www.ambientebrasil.com.br/

Um complexo subterrâneo foi localizado sob a pirâmide de Quetzalcoatl, no sítio arqueológico de Teotihuacán, conforme divulgou o Instituto Nacional de Antropologia e História mexicano (INAH).

A construção, composta por um túnel, daria acesso a uma série de galerias sob o templo dedicado a uma das principais divindades astecas, com aspectos de serpente e de pássaro.

Segundo os arqueólogos, a entrada do complexo estaria há 12 metros de profundidade e foram necessários oito meses de escavações para descobri-la.

Os especialistas acreditam que o local pode conter os restos de governantes da antiga cidade no centro do México.

A entrada do túnel teria sido fechada há 1,8 mil anos pelos habitantes e a estrutura é anterior à construção do tempo de Quetzalcoatl. O local recebia oferendas diversas como ornamentos fabricados com conchas, jade, ardósia e obsidianas.

Ao todo, o complexo teria 100 metros de profundidade. Descoberto em 2003 por Sergio Gómez e Julie Gazzola, o complexo só pode ser explorado após sete anos de planejamento e captação de recursos financeiros. A equipe que realizou o trabalho é composta por 30 profissionais.

– (Fonte: G1)

" FRASEANDO "


voltar ao topo