DANÇAS FOLCLÓRICAS BRASILEIRAS
( AM ) É executada por homens e mulheres que se organizam em duas fileiras, por sexo.
Nesta posição desenvolvem movimentos chamados “Batição”, que têm denominações próprias:
“Puçá”, “Mala”, “Lance alto”; organizam-se depois em círculo e
executam outros movimentos:
“Arrodeio alto”, “Arrodeio baixo”, “Cacuri” e “Tapagem”, retornam às fileiras e dançam ainda o “Arrastão” e a “Repartição”.
Quando nas fileiras, os dois primeiros pares formam grupos de quatro dançadores e desempenham as batições entre si.
Os participantes carregam alguns implementos que referenciam o aspecto simbólico desta dança: remo de tamanho natural, arpões, lenços grandes atados à volta do pescoço, fitas coloridas presas à cintura, chapéus de palha.
Os remos e arpões são colocados no chão e não têm nenhuma utilidade prática; as fitas e os lenços são usados no “Lance alto” e no “Lance baixo” quando a dupla de pares cruza as fitas, e no “Arrodeio alto” e “Arrodeio baixo”, figurações marcadas pelo cruzamento dos lenços de cada dupla de pares.
A música é caracteristicamente rural: cavaquinho, reco-reco, violão, tambor gambá, caracaxás e maroca.
Este último é um tambor pequeno, recoberto com couro de cobra sobre o qual colocam-se duas linhas paralelas cheias de contas que vibram juntamente com o couro.
– Projeto Encontro com o Folclore
http://www.unicamp.br/
( AM ) É executada por homens e mulheres que se organizam em duas fileiras, por sexo.
Nesta posição desenvolvem movimentos chamados “Batição”, que têm denominações próprias:
“Puçá”, “Mala”, “Lance alto”; organizam-se depois em círculo e
executam outros movimentos:
“Arrodeio alto”, “Arrodeio baixo”, “Cacuri” e “Tapagem”, retornam às fileiras e dançam ainda o “Arrastão” e a “Repartição”.
Quando nas fileiras, os dois primeiros pares formam grupos de quatro dançadores e desempenham as batições entre si.
Os participantes carregam alguns implementos que referenciam o aspecto simbólico desta dança: remo de tamanho natural, arpões, lenços grandes atados à volta do pescoço, fitas coloridas presas à cintura, chapéus de palha.
Os remos e arpões são colocados no chão e não têm nenhuma utilidade prática; as fitas e os lenços são usados no “Lance alto” e no “Lance baixo” quando a dupla de pares cruza as fitas, e no “Arrodeio alto” e “Arrodeio baixo”, figurações marcadas pelo cruzamento dos lenços de cada dupla de pares.
A música é caracteristicamente rural: cavaquinho, reco-reco, violão, tambor gambá, caracaxás e maroca.
Este último é um tambor pequeno, recoberto com couro de cobra sobre o qual colocam-se duas linhas paralelas cheias de contas que vibram juntamente com o couro.
– Projeto Encontro com o Folclore
http://www.unicamp.br/
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